Importando e manipulando dados no Excel


O Excel é uma ferramenta amplamente utilizada por Engenheiros e Arquitetos para a elaboração de relatórios, planilhas de custos ou ainda como para a gestão de horas de projeto. Nesse post vamos ver como o Excel pode ser utilizado para importar, manipular e visualizar os dados registrados pelo Project Tracker.



1. Importando os dados

O primeiro passo consiste em importar no Excel os dados registrados. Para isso, na tela Arquivo > Abrir selecione a extensão "Todos os arquivos".

Por padrão dos dados são salvos na pasta "C:\ProjectTracker". A pasta pode ser alterada nas configurações do plugin no Revit

Em seguida, siga com o Wizard de importação marcando as seguintes opções:

Tabulação delimitada por caracteres

Separador ponto e vírgula

2. Manipulando os dados

Após importados os dados é hora manipular e visualizar os dados. Essa etapa depende diretamente da a informação que se pretende extrair dos dados. Independente da informação ou do gráfico que você deseja criar, seguem algumas dicas:


Crie um cabeçalho para os seus dados

Após inserir os dados, adicione uma linha no topo da planilha e adicione um título para cada coluna de dados. Os títulos das colunas são respectivamente:

Data e hora inícial
Data e hora final
Duração (segundos)
Nome do Usuário
Tipo de documento
Nome do arquivo
ID da vista
Nome da vista
Tipo da vista
Projeto
Etapa
Tarefa
Versão do Revit

Utilize a função "Formatar como tabela"

Para facilitar a organização dos dados, utilize a função "Formatar como tabela" do Excel. Dessa forma é possível ordenar as informações e aplicar filtros de maneira muito simplificada.


Elaboração de uma planilha resumida e gráfico

Como você deve ter notado, o Project Tracker registra os dados de maneira detalhada, resultando em inúmeras linhas com durações relativamente curtas. Isso significa que para verificar o total de horas investido em um determinado projeto é necessário realizar uma soma dessas durações.

Para facilitar a organização da planilha, sugiro que os passos a seguir sejam feitos em uma "folha" ou "aba" separada do Excel, separando os dados crus dos dados filtrados e/ou agrupados.

Por exemplo, para calcular o total de horas investido por cada projetista podemos utilizar a fórmula SOMASE para criar uma planilha resumida. Com essa fórmula, o valor da duração é somada SE o nome do usuário for igual ao valor presente na coluna A.


40 visualizações
  • Twitter Classic