Template de exemplo PowerBI


Uma das melhores ferramentas para visualização de dados são os softwares de Business Intelligence como o Power BI e Tableau. A fim de demonstrar o potencial dessas ferramentas, elaborei quatro dashboards para analisar os dados sobre diferentes perspectivas.


Resumo individual

O primeiro dashboard foi pensado de maneira a oferecer uma visão do ponto de vista de um usuário (arquiteto, engenheiro, projetista) analisando os seus próprios dados.


Na Linha do tempo o usuário pode identificar como distribuiu o seu tempo entre diferentes projetos ao longo do tempo. Essa informação é especialmente relevante para os profissionais que estão trabalhando em mais de um projeto simultaneamente.


Logo abaixo, é mostrado o total de Horas por arquivo e como esse tempo foi dividido entre diferentes tarefas, como modelagem, conferência ou detalhamento.

No topo da tela é possível selecionar o intervalo de tempo a ser analisado, por exemplo os últimos 4 meses, ou a última semana.


Resumo da equipe

O segundo dashboard foi pensado de maneira a oferecer uma visão geral sobre os dados registrados por diversos membros de uma equipe.


Através dele, o gestor de projetos pode verificar como o esforço da equipe está sendo dividido entre os projetos em andamento e avaliar se essa distribuição está coerente com os prazos de entrega.


Nos gráficos de distribuição de tempo por usuário o gestor poderia por exemplo identificar membros da equipe que estão lidando com muitos projetos ao mesmo tempo. Ou ainda, membros da equipe que estão realizando tarefas não condizentes com o seu cargo, por exemplo: um engenheiro sênior dispendendo 30% do seu tempo inserindo cotas em plantas.


Análise de projeto

Este dashboard foi pensado para o acompanhamento de projetos em execução. Nele é possível realizar uma análise sobre o tempo dispendido por arquivo, etapa ou tarefa em um projeto específico. Para isso, basta selecionar o projeto no canto superior esquerdo. À direita é possível filtrar os dados para analisar períodos específicos de tempo.

DICA: os gráficos são interativos! Clique em uma das barras para visualizar sua relação entre os diferentes gráficos.

Comparativo de projetos

Ao contrário do dashboard anterior, este painel de controle foi pensado de maneira de oferecer um comparativo entre projetos finalizados. O principal potencial da comparação é a possibilidade de identificar padrões que se repetem em determinados tipos de projetos.


Por exemplo, ao comparar os projetos mais rentáveis do escritório pode-se identificar que um membro da equipe participou ativamente em todos eles. Ou ainda, pode-se identificar que nos projetos de uma tipologia (ex: residência unifamiliar) o tempo gasto em revisões de projeto é muito maior do que em projetos de outras tipologias.

OBS: Como pode-se ver no gráfico de "Distribuição por etapa", no lugar de etapas foram listadas disciplinas de projeto. Você pode utilizar as entradas manuais de dados de maneira que se encaixem com o seu processo de projeto.

Como visualizar os seus dados com os dashboards?

Os dashboards apresentados aqui foram criados no Power BI que possui uma versão de avaliação gratuita. Para visualizar os seus dados siga os passos a seguir:

  1. Crie sua conta de avaliação aqui e faça o download do Power BI.

  2. Faça o download do template clicando aqui.

  3. Abra o template. Caso seus dados não estiverem na pasta padrão, indique a localização conforme a imagem.



104 visualizações
  • Twitter Classic